quarta-feira, 21 de março de 2007

Novo sistema Google

O Google colocou hoje, em beta, um novo sistema de cobrança nos EUA.

Para aqueles que não sabem, o Google trabalhava, até então,
com dois sistemas, o Custo-por-Clique (CPC) ou Custo-por-Mil (CPM), no caso do primeiro, você conseguia uma audiência mais qualificada para o seu site em cada clique, porém estava sujeito a fraudes de robos ou mesmo de seus concorrentes. A fraude já foi por diversas vezes motivo de debate na web, mas o custo benefício nunca havia se mostrado tão maléfico assim (fraudes existem e vão continuar sempre a existir). Já no segundo, o sistema de cobrança funciona por cobrando um valor fixo a cada mil impressões e a marca do Google garante que o que compramos é o que está sendo entregue.

Agora o Google inova mais uma vez, começando a cobrar por ação (CPA), e como funciona isso? O anunciante só paga quando alguma ação especifica é executada, como uma venda, um cadastro ou algo parecido.

Essa mudança tem pouco resultado no dia-a-dia dos grandes anunciantes que já controlam muito bem seu custo relativo de cada campanha, mas pode gerar um ganho quando cada anunciante quiser fazer uma campanha específica, elevando os custos de certas palavras em certos momentos.

Um resumo da situação anterior é a seguinte, num determinado anúncio o Google consegue uma ação a cada 100 usuários que envia para um determinado site. A principio essa ação vai custar 100 vezes mais que o CPC hoje.

A grande questão dessa mudança é como o Google irá balancear a publicação de campanhas CPCs contra CPAs.

terça-feira, 20 de março de 2007

Um notebook para um dia...

Enquanto nossos notebooks (o meu inclusive), tentam sem sucesso quebrar a barreira de 4h de duração da bateria, AMD promete que sua nova linha de chips para notebook (Turion) extenderá essa duração para 5h.

A AMD está incomodada com as sucessivas atualizações da Intel em seu Centrino e sua melhora no consumo de energia.

A AMD deverá trazer soluções que passam pela melhora na do gerenciamento gráfico (frutos da compra da ATI), dando continuidade na sua estratégia de integrar produtos para baratear e melhorar os produtos já existentes.

segunda-feira, 19 de março de 2007

Joost

Para aqueles que sonham com o VOD (Video on Demand), parece que estamos mais próximos do que nunca, o Joost, produto dos mesmos criadores do Skype, começou a aumentar a base de beta-testers e promete em breve estar disponível para todos que se inscreveram em seu programa de teste.

Essa é mais uma iniciativa na internet para distribuição de conteudo por meio digital, para mim cada vez mais, se aproxima o fim da TV à cabo como conhecemos e a TV digital nasce morta, pelo menos para àqueles com acesso a internet banda larga.

AMD x Intel

Intel e AMD, as principais fabricantes de chips para nossos computadores, continuam a brigar e ao que parece, a AMD continua se saindo melhor que a concorrente.

Apesar de ser bem menor que a Intel, a AMD continua a dar trabalho a concorrente, anunciados os resultados do último ano, a AMD quase dobrou seu faturamento em relação ao ano anterior, tendo subido 91.6%. Isso apesar de estar sobre forte pressão da nova linha de chips da intel (Core Du0 e Core 2 Duo).

Na minha opinião, a Intel estratégia da Intel nesse momento é forçar o aumento de investimento em tecnologia da concorrente de modo a tirar parte da competitividade dela no médio prazo, aumentando os custos de desenvolvimento e o preço do produto final, consequentemente.

Enquando isso, a AMD trabalha para entregar um produto mais integrado e consequentemente mais barato, exemplo disso foi a compra da ATI (fabricante de placas de video) e os novos produtos que estão incorporando a tecnologia de ambas as marcas num só produto (olhem os novos chipsets da AMD!).

Mais rounds dessa briga em breve.

quinta-feira, 15 de março de 2007

Nano Tecnologia

O desenvolvimento da nanotecnologia segue em passo acelerado, desenvolvimentos para industria eletrônica e médica, podem provocar os maiores saltos qualitativos em diversas áreas.

Dentro da área médica uma notícia interessante, foi desenvolvimento um motor que pode implusionar nano-bots dentro de nosso sangue, abrindo possibilidades reais para robos que possam fazer reparos dentro de nosso corpo. Basicamente, pesquisadores de uma universidade americanas descobriram uma maneira de fazer isso, utilizando como bateria o próprio meio que o robo está inserido (reportagem completa aqui - em inglês).

Rumores na Internet

Algumas fofocas e especulações tem se tornado tão normais na internet, que resolvemos listar dois que poderiam ser publicados aqui:

  1. Novos Produtos da Apple - Pelo menos uma vez por semana, circula na web boatos sobre novos produtos da apple, alguns mais elaborados, outros menos, mas no geral são apenas especulações trazendo muito pouco sobre a realidade.
  2. Beatles - Há pelo menos dois anos, mês sim, mês não, rumores circulam que a discografia dos Beatles vai ser disponibilizada na internet. A última que me falaram não faz muito tempo, porém agora sou como São Tomé, só vendo para crer.
A internet é pior do que o mercado financeiro, onde das oscilações ganham-se ou perde-se dinheiro.

quarta-feira, 14 de março de 2007

Direitos Autorais

Enquanto não se chega a um novo modelo de cobrança para midia digital (milhões esperam quem conseguir chegar a um conclusão), os processos se multiplicam e as questões vão se acumulando.

A última delas a Viacom entrou contra o YouTube (leia-se Google), numa ação requerendo 1 bilhão de dolares por divulgação de clipes e material não autorizado no site.

A grande questão na internet tanto para gravadoras, quanto para estúdios e outros geradores de conteúdo, continua a ser como cobrar por um conteúdo cujo a duplicação e distribuição é imediata e instantanea.

terça-feira, 13 de março de 2007

Num futuro não muito distante...

Mais um da série.

Nosso principal amigo e companheiro de hoje o celular em conjunto com a comunicação sem fio (wireless, para os intimos), estarão cada vez mais disfarçados em diversos serviços.

Desde o pagamento de serviços (A Oi está em lançamento o mais novo produto de pagamento via celular), a caixinha da nossa TV à cabo, passando por nossos eletrodomésticos tudo passará a se falar. As vezes usuando tecnologia móvel ou as vezes protocolos sem fio, mas a interação só tende a aumentar e novos serviços e aplicações estarão cada vez mais incorporados ao nosso dia-a-dia.

Minha aposta é que as redes de celulares servirão para a distribuição de conteúdo e em serviços dentro das cidades (a chamada lastmile) e os protocolos sem fio estarão cada vez mais presentes dentro de casa em todos os nossos equipamentos.

Num futuro não muito distante...

Se vocês acompanham este blog, já notaram a grande quantidade de artigos sobre novas tecnologias e tendências no mundo tecnológico, principalmente quanto a convergencia.

Tudo isso devido aos novos produtos e desenvolvimentos que estamos vendo recentemente. AppleTV, TiVo/Amazon Unbox, Reconhecimento de Voz, aumento de banda na internet, IPtv, e tantos outros que vemos anunciados pelo mundo da internet.

Parece, agora, cada vez mais próximo o sonho da casa inteligente, num espaço de tempo curto na minha opinião, dentro de 1 ou no máximo 2 anos, estaremos entrando em casa e pedindo para nossa televisão se ligar, pedindo pelo canal e baixando diretamente nossa série, novela ou filme favorito, pelo menos se estivermos dispostos a pagar o preço por tais equipamentos... ;).

Alguem discorda? Ou tem uma opinião diferente?

Reconhecimento de Voz...

Rumores mais fortes agora circulam no mercado de internet sobre a possível compra da TellMe pela Microsoft. O Wall Street Journal publicou hoje (matéria em inglês) em seu website que as empresas estão em conversa visando a fusão das empresas.

A TellMe desenvolve aplicativos de reconhecimento de voz e seu último produto foi um software para reconhecimento de voz em celulares, disponível no link a seguir (TechCrunch - texto em inglês).

A Microsoft vem investindo pesado em aplicativos de reconhecimento de voz, na busca de facilitar e acelerar a interação dos usuários com seus aplicativos.

segunda-feira, 12 de março de 2007

Google na TV

O Google começou a pouco alguns testes em comerciais na TV. Por enquanto, esses comerciais estão restritos a uma pequena cidade na califórnia (Concord).

Na minha opinião, temos duas possíveis tendências aqui, a primeira, o Google poderia estar iniciando testes em breve de uma ferramenta para ajudar os usuários de seu sistema de internet à conseguir produzir anúncios com mais facilidade (como o Spotrunner), ou então já se interando de possíveis desenvolvimento da integração da TV com a internet, IPtv.

Em qualquer dos casos, esse é mais um exemplo da convergência de midias com o aumento da banda larga na internet e o lançamento de diversos produtos.

sexta-feira, 9 de março de 2007

iTV era o primeiro...

A Apple perdeu a corrida pelo primeiro serviço de venda de conteúdo digital através da nossa velha e boa televisão.

Para aqueles que não souberam, em sua palestra de abertura da MacWorld, Steve Jobs (CEO da Apple), anunciou o AppleTV, que é basicamente uma caixinha que liga sua televisão ao seu computador e consequentemente a loja do iTunes e ao conteúdo disponível em seu Micro. Com esse equipamento você poderia comprar diretamente da sua TV os seriados e musicas disponíveis no iTunes ou acessar o conteúdo já disponível.

Mas a Amazon correu, por fora, com seu produto e lançou o Amazon Unbox em conjunto com a TiVo (serviço de TV a cabo americano), e com a parceira passou a disponibilizar seu serviço para mais de 600.000 usuários.

O mercado de distribuição digital tende a crescer exponencialmente nos próximos anos, com certeza vamos ver muito outros participantes de peso nesse mercado. Novos capitulos com certeza em breve. Deixo vocês com uma perguntinha, quando a Apple vai lançar sua loja digital aqui no Brasil?

quinta-feira, 8 de março de 2007

Primeiro Patrocinador

O TechTags tem o prazer de fechar seu primeiro contrato de patrocinio para a manutenção deste espaço. O TechTags fechou uma parceria com o Emconta (www.emconta.com.br) e estará divulgando suas ofertas e produtos neste site, como no banner lateral que vocês estão vendo.

Obrigado Emconta!

HP x Dell

O Sr. Michael Dell deveria estar feliz com o desempenho de sua empresa no último trimestre de 2006. Nesse último tri, a Dell aumentou suas vendas em 4,4% e conseguiu uma participação de 16,3% no mercado mundial de desktops, mas ele não está.

Nesse mesmo tri seu concorrente mais direto a HP conseguiu uma performance extraordinária com um crescimento de 19% e consequentemente, estreitando a diferença para apenas 0,3%, ficando 16% do mercado.

Se esse desempenho se repetir nesse semestre, bye bye primeira posição da Dell.

Pequenino da Apple

Rumores começaram ontem sobre um possível lançamento pela Apple de um notebook menor que seu MacBook (no qual estou escrevendo essa coluna), segundo circula na internet, o notebook usaria memória flash e dispensaria o uso de HD.

As vantagens de um computador assim são diversas, começando pelo menor consumo de energia, velocidade de boot (que seria instantaneo) e uma maior confiabilidade (quem não teve um HD queimado ou com problemas?)

A previsão de lançamento fica para o segundo semestre (nos EUA claro). Esperamos ansiosos por mais essa novidade.

Marcelo Peregrino