O Google colocou hoje, em beta, um novo sistema de cobrança nos EUA.
Para aqueles que não sabem, o Google trabalhava, até então,
com dois sistemas, o Custo-por-Clique (CPC) ou Custo-por-Mil (CPM), no caso do primeiro, você conseguia uma audiência mais qualificada para o seu site em cada clique, porém estava sujeito a fraudes de robos ou mesmo de seus concorrentes. A fraude já foi por diversas vezes motivo de debate na web, mas o custo benefício nunca havia se mostrado tão maléfico assim (fraudes existem e vão continuar sempre a existir). Já no segundo, o sistema de cobrança funciona por cobrando um valor fixo a cada mil impressões e a marca do Google garante que o que compramos é o que está sendo entregue.
Agora o Google inova mais uma vez, começando a cobrar por ação (CPA), e como funciona isso? O anunciante só paga quando alguma ação especifica é executada, como uma venda, um cadastro ou algo parecido.
Essa mudança tem pouco resultado no dia-a-dia dos grandes anunciantes que já controlam muito bem seu custo relativo de cada campanha, mas pode gerar um ganho quando cada anunciante quiser fazer uma campanha específica, elevando os custos de certas palavras em certos momentos.
Um resumo da situação anterior é a seguinte, num determinado anúncio o Google consegue uma ação a cada 100 usuários que envia para um determinado site. A principio essa ação vai custar 100 vezes mais que o CPC hoje.
A grande questão dessa mudança é como o Google irá balancear a publicação de campanhas CPCs contra CPAs.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário